A vida em parábolas...

domingo, 10 de maio de 2009

1 - Dia das Mães!!! E dos (as) filhos (as)?

O começo de um recomeço??? Não importa. Escolhi essa data tão linda e significante pra mim para criar um novo blog. Bem - vindo (a) a esse novo espaço onde a VIDA acontece em PARÁBOLAS!!!
Foto: Internet
A origem da comemoração:

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

No início do século XVII a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day".

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República". Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Após três anos de luta, a celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas. Em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Como mãe há doze anos e meio descubro a cada dia o significado e a bênção de poder passar por essa experiência. O maior aprendizado é que apesar de acreditarmos muito mais ser mestres, na maioria das vezes somos as aprendizes destas criaturinhas de Deus. Ser mãe é estar mais perto de Deus, é acreditar que realmente a vida é o dom mais precioso que nos é dado e temos que valorizá-la muito e sempre! É poder ver um pouco de si no outro, aprender com os erros, na tentativa de acertos, estar ao lado na caminhada de um serzinho que nasceu de você, que depende de você, que te ama incondicionalmente, além da oportunidade de amar sem nada esperar. É aprender a ser forte e destemida frente às adversidades.
Por isso e muito mais, eu, mãe, quero aqui deixar o meu FELIZ DIA DOS (AS) FILHOS (AS)! Pois somente pela existência deles é que existe essa data e não há uma data dedicada aos filhos. Obrigada por fazer de mim um ser humano melhor, filha!!!
"Mãe - São três letras apenas. As desse nome bendito também o Céu tem três letras e nelas cabem o infinito." (Mário Quintana)

Marcadores:

posted by Mundo da Onny at 18:09

2 Comments:

Nossa, que lindo!!! Estreia em grande estilo neste novo blog, hein!?!?!? Como é meu primeiro Dia das Mães sem a minha, o tema me emociona, e muito. Na verdade, acho que vai emocionar sempre, porque saudade de mãe não deve passar nunca, né? Desejo todo o sucesso para este seu espaço de parábolas. Que ele sirva à sua alma!!! Beijos!!!

10 de maio de 2009 às 21:19  

Não tem nada para dizer... FICOU PERFEITO!!
Continue com o blog!!

Bjus e FELIZ DIA DA ENFERMAGEM!!

12 de maio de 2009 às 21:05  

Postar um comentário

<< Home