A vida em parábolas...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

35 - Superando limites...

Foto: Onny
Hoje foi um dia especial pra mim. Em meio a tantas reflexões sobre a via, meus atos e o que tenho feito a meu favor e contra mim, resolvi vencer um antigo obstáculo. Sempre tive fobia de água. Isso mesmo! parece estranho alguém que adora o mar, cachoeiras, pescar, etc e tal, tenha medo de água! Eu sempre entrei no mar, piscina e coisa parecida, mas não tinha coragem de deixar cobrir minha cabeça. Adoro a sensação do contato do corpo com a água. Água traduz limpeza, pureza, suavidade. Nossa, não estou nem acreditando na minha ousadia! Estou muito feliz por ter dado esse passo e determinada a aprender a nadar de verdade. E minha filha teve uma participação crucial, me incentivando e me ajudando a vencer o medo.
Mais uma vez tive provas de que quando queremos e acreditamos verdadeiramente em algo somos capazes de superar limites e tornar alcançável aquilo que um dia imaginamos impossível ou inatingível.
O que nos motiva a isso? Grande parte a vontade de sair da inércia, do discurso e partir para a ação. Sem pressa de aprender tudo de uma vez, sem medo de errar e ter que começar tudo de novo mas confiante em si e na sua capacidade.
Talvez eu seja mais uma daquelas pessoas que tem tirado um certo aprendizado ou uma força maior perante o sofrimento.
Por que será que somos capazes de extrapolar nossos limites para o bem e muitas vezes não conseguimos estabelecer nossos limites, desrespeitando ao próximo e a nós mesmos? Ou ainda, não conseguir ser autênticos ao ponto de mostrar nossos limites ao outro ou não aceitar os limites do outro e seus próprios limites.
Não que os limites sejam barreiras, mas que possam ser colocados de uma forma em que o amor caminhe junto. Onde que com o amor esses limites possam ser trabalhados, aceitos e até mesmo superados.
Erramos muito na tentativa de acertar. Magoamos de forma cruel justamente aqueles que juramos amar. Parece um monte de incoerência, mas acontece. Aprender a nadar hoje me parece tão mais fácil que aprender a amar...isso sim exige muita calma, muita sabedoria, desprendimento e não requer técnica. Requer cuidado, zelo, auto-conhecimento, amor por si próprio. Uma lição que tenho aprendido: para amar o outro necessitamos nos conhecer, estar em paz consigo, se amar, não temer se expressar, aceitar lidar com as diferenças. Não amo parte de alguém, amo o todo, a essência que constitui aquele por quem um dia me apaixonei. A paixão é o convite para que o amor entre no nosso coração e faça dali sua morada.
O mais difícil dessas lições é que elas vêm com o tempo.

Marcadores:

posted by Mundo da Onny at 22:47

1 Comments:

Lindo, lindo, lindo! Não tinha lido aqui ainda... Tá, vc tinha me contado a sua vitória, mas o post ficou tocante... Parabéns, linda! Beijo grande no cuore!

7 de dezembro de 2009 às 16:26  

Postar um comentário

<< Home