A vida em parábolas...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

10 - Meu coração está de LUTO!!! Entendam por que...


Temos muitos motivos para estar de luto devido os últimos acontecimentos, mas hoje quero registrar o luto em solidariedade a todos os profissionais Jornalistas. Não sou jornalista, porém conheço e convivo com alguns, que me são muito caros e alvo de minha profunda admiração. Sempre reconheci a importância da profissão como atuante nos processos de democracia vividos por nós brasileiros. Há muito estes profissionais vem contribuindo para a instalação de um Estado Democrático e pela transparência de informações, sejam elas de qualquer natureza. Como cidadãos devemos muito a esta profissão, que fez e faz história nesse país.
A decisão do Supremo Tribunal Federal hoje em não mais poder ser exigido diploma para o exercício da profissão chegou para mim como uma "paulada". Como pode um país em evolução arcar com esse tipo de retrocesso? Considero sim, um retrocesso, pois ao invés de se valorizar a profissão pelos inúmeros méritos alcançados, inclusive contribuindo para mudanças na sociedade, nos remete à sensação de "sucateamento".
Ora, todos sabemos da importância de uma formação universitária, sem querer desmerecer os cursos técnicos e a importância da cultura popular. Porém é um absurdo abrir precedentes para que qualquer pessoa possa exercer as funções de um jornalista, que estudou, se preparou técnica e cientificamente para dar o seu melhor, digno de qualquer profissional de formação superior.
Estou triste por, mais uma vez, haver nesse país uma preocupação com assuntos que nem deveriam ser pauta de discussão quando outros nem mesmo saem do papel ou são levados ao esquecimento.
Deixo aqui o meu pesar com o sincero desejo de que seja feita alguma coisa para reverter esse golpe na história da democracia brasileira. Não podemos nos calar e aceitar mais tanto absurdo...que País é esse ??? (parafraseando aquele que já se foi e que muito deixou para refletirmos).

Marcadores:

posted by Mundo da Onny at 19:43

1 Comments:

Como Jornalista formada - com J maiúsculo e muito orgulho - agradeço de coração suas sensatas ponderações sobre o desrespeito do STF com uma profissão que, como você bem disse, tem papel fundamental na democratização deste país. E a formação do profissional é decisiva em características sua conduta ética e, claro, seu preparo técnico para o exercício do Jornalismo. Obrigada, de coração!!! Beijos!!!

17 de junho de 2009 às 20:45  

Postar um comentário

<< Home