A vida em parábolas...

domingo, 26 de julho de 2009

15 - Dia da Vovó!!!


Foto: Internet
Hoje é um dia especial. O Dia das Vovós!!! Parabéns a todas vocês!

Minha concepção de avó era como a do censo comum: uma segunda mãe. Com o tempo passei a considerar de outra forma. Avó é avó, não tem substituição. São ímpares, dotadas de um amor diferente do materno, um amor maduro, vivido, lapidado pelo tempo, pelas lembranças e tentativas de um fazer diferente.
Não sei se todos que passarem por aqui tiveram a feliz e rica experiência de conviver com sua (s) avó (s). Eu tive, graças a Deus! Cresci e me tornei gente grande na casa da minha vovozinha Maria, juntamente com minha mãezinha e irmã. Convivi bastante com ela, até os 17 anos quando resolvi bater asas e buscar o mundo, para fazer cursinho e logo depois a universidade. Depois disso meu convívio na casa interiorana ficou restrito às férias, feriados e fins de semana que eu viajava pra lá. O tempo passou, me tornei tia, mais adiante mãe, passando a entender melhor o significado tanto de mãe como avó, assistindo à estréia de minha própria mãe...rs...uma vez ela me disse: "quando você for mãe você entenderá". Ela tinha razão. Um caminho só existe quando você passa. Observei como minha mãe se tornara um ser mais tolerante, diferente daquela mãe estilo Mama Italiana que me criara até então...ah, a resposta: os netos! Um amor diferente, recheado de cuidados, proteções...rs...quem viu, quem vê. Papéis diferentes, circunstâncias também diferentes.
Voltando à história da minha Vozinha, com o passar dos anos ela envelhecera e já não conseguia fazer as coisas que mais gostava: os doces, as quitandas, as plantações de verduras, cuidar das galinhas e do meu cachorrinho Benji, meu primeiro animalzinho de estimação que um dia será homenageado aqui também. Ela teve uma queda, ficando um ano acamada, e eu era a única que acreditava que ela voltaria a andar. e advinhem: ela andou mesmo. Que felicidade! Porém, pelas fragilidades inerentes à sua idade, anos mais tarde ela teve outra queda, desta vez, somada a um quadro demencial que aflorara, a aprisionou totalmente na cama. Aos 98 anos ela partiu para ficar dentre aqueles que ela sempre cultuou no seu altarzinho religioso. Todos sofremos, mas mamãe foi a que mais sofreu, achava que não suportaria a ausência da Vovó. Com muita conversa e apoio ela foi aceitando e dessa forma vovó se libertando também. Chegara a sua hora, já parecia não mais estar ali naquele corpinho esquálido. Na época eu tinha mais de 30 anos mas me sentia a netinha da vovó, como me sentirei pra sempre.
Hoje as lembranças dela vêm ainda com muita frequência, mas de uma forma saudosa e positiva. lembro dos sabores, cheiros das comidarias. Saudade daquela comidinha caseira, feita no fogão à lenha e dos doces maravilhosos que só ela sabia fazer, era só pedir. Saudade de ajudá-la na horta, na coleta de frutas, de araruta pra fazer polvilho, de vigiar os ovinhos que ela colova pra chocar pra mim. Sempre amei a natureza e os animais, cresci no meio deles e com valores que sempre estimularam isso. Saudade dos chás caseiros que curavam dores, desamores, cólicas e as "ites". O segredo daqueles chás: o tempero essencial da vida: amor e carinho! Que vontade de saborear aquele arroz, feijão, batata frita e bife que só ela sabia fazer!
Obrigada, Vovó, de onde estiver, pela acolhedura, pelo carinho e amor que dedicastes a nós!
Que os que ainda tiverem suas vovós por perto percebam de verdade quem é essa mulher e sua força e possam retribuir a ela tudo o que ela lhes faz! São únicas! Aproveite-as bem!
Foto: Onny
Estas flores são minha homenagem para vocês!!! Um lindo domingo das Vovós pra todos!!! Beijos saudosos e com carinho, Onny.

Marcadores:

posted by Mundo da Onny at 12:17

3 Comments:

Sem dúvidas, as vovós estão entre as pessoas mais maravilhosas das nossas vidas! São sempre inesquecíveis! As minhas, Luisa e Ana, foram lindas! Inclusive, vovó Ana fazia aniversário em 26 de julho. Ganhava parabéns duplo nesse dia mais que especial! Um post mais que oportuno e gostoso de se ler! Parabéns!!! Beijos!!!

27 de julho de 2009 às 14:47  

Obrigada! E vc ainda teve a honra de ter um nome que representa a união das duas, né? Um barato isso! Bjus!

28 de julho de 2009 às 07:56  

Muito lindo post! As avós merecem tudo isso e muito mais!! Quanto ao meu post, as imagens são daqui mesmo, que a Waléria me enviou por e-mail; além de que onde os cães podem ser encontrados já está escrito nas fotos, ou seja, não faz sentido colocar uma fonte, se já está escrito em cada animal (para doação).

Férias prolongadas!! Eu voltarei no próximo fim de semana, não nesse, como já programado (as passagens tiveram de ser trocadas).

Tchau!

31 de julho de 2009 às 17:58  

Postar um comentário

<< Home