A vida em parábolas...
quarta-feira, 24 de junho de 2009
11 - Diferenças que aproximam...
Foto: Onny Esse Post é especial. É o número 11!!! Esse número tem grande significado pra mim. Corresponde ao dia e mês do meu nascimento e também o dia em que me tornei mamãe.
Mas vamos ao assunto do título. Hoje, na especialização tivemos uma "Roda de Terapia Comunitária". Uma ótima estratégia para trabalhar grupos de forma terapêutica, criada por um psiquiatra/antropólogo, Dr. Adalberto, no Ceará, na década de 80. Ao perceber a grande demanda de atendimentos individuais e a impossibilidade disso, esse médico iniciou atendimentos em grupo que mais tarde, com embasamento teórico deu origem à Terapia Comunitária, que tem sido desenvolvida em algumas unidades de Saúde do SUS.
Na finalização da "Roda", a professora colocou sobre "semelhanças e diferenças que nos aproximam". Fiquei refletindo sobre isso e me deu vontade de expressar aqui.
Temos tendência a nos vincular, aproximar ou criar laços com pessoas que possuem semelhanças com a gente. Seja em gostos, afinidades, ideologias, posição social, cultura, etc. Quando iniciamos um namoro enxergamos as afinidades que proporcionam e solidificam o encontro. Não somos criados para lidar com as diferenças. Na maioria das vezes excluímos do nosso convívio qualquer pessoa diferente do padrão aceito pela sociedade. No namoro, quando começamos a perceber as diferenças entramos numa espécie de "crise" porque aquela pessoa antes "perfeita" possui inúmeras diferenças. Taí o desafio. Se vencermos essa barreira abrimos campo para o Amor verdadeiro e real.
Penso que as diferenças mais nos servem do que prejudicam, pois são elas que ampliam nossa visão de mundo, nos faz crescer, respeitar, ver a vida por outro ângulo. Imagino uma relação em que as pessoas não expressem diferenças. Seria essa relação real ou uma ilusão? Fico mais com a segunda opção, pois não existe duas pessoas exatamente iguais. Viver na ilusão é correr o maior risco que pode existir num relacionamento. Ninguém consegue manter uma máscara o resto da vida. Aí, quando essa máscara cai, um dos lados se sentirá sem chão, com a sensação de que foi enganado, porém trata-se de um auto-engano. Esse auto-engano pode ser necessário para darmos conta de algumas situações de vida, mas precisamos entender como isso se dá para não perdemos o eixo de nossa vida.
Fácil é conviver com as semelhanças, difícil é aceitar as diferenças, respeitá-las e ainda extrair dessa vivência o lado positivo que nos faz amadurecer.
Afinal, quem é a sociedade? Quem é o dono da verdade? Quem disse que fazendo assim ou assado é melhor? Quem disse que ser diferente é ruim? Quem ditou o que é certo e errado?
A soma das diferenças não pode ser vista como na matemática, mas na inteligência de aprender com o outro que se coloca.
Marcadores: Reflexões
posted by Mundo da Onny at
20:18
quarta-feira, 17 de junho de 2009
10 - Meu coração está de LUTO!!! Entendam por que...
Temos muitos motivos para estar de luto devido os últimos acontecimentos, mas hoje quero registrar o luto em solidariedade a todos os profissionais Jornalistas. Não sou jornalista, porém conheço e convivo com alguns, que me são muito caros e alvo de minha profunda admiração. Sempre reconheci a importância da profissão como atuante nos processos de democracia vividos por nós brasileiros. Há muito estes profissionais vem contribuindo para a instalação de um Estado Democrático e pela transparência de informações, sejam elas de qualquer natureza. Como cidadãos devemos muito a esta profissão, que fez e faz história nesse país.
A decisão do Supremo Tribunal Federal hoje em não mais poder ser exigido diploma para o exercício da profissão chegou para mim como uma "paulada". Como pode um país em evolução arcar com esse tipo de retrocesso? Considero sim, um retrocesso, pois ao invés de se valorizar a profissão pelos inúmeros méritos alcançados, inclusive contribuindo para mudanças na sociedade, nos remete à sensação de "sucateamento".
Ora, todos sabemos da importância de uma formação universitária, sem querer desmerecer os cursos técnicos e a importância da cultura popular. Porém é um absurdo abrir precedentes para que qualquer pessoa possa exercer as funções de um jornalista, que estudou, se preparou técnica e cientificamente para dar o seu melhor, digno de qualquer profissional de formação superior.
Estou triste por, mais uma vez, haver nesse país uma preocupação com assuntos que nem deveriam ser pauta de discussão quando outros nem mesmo saem do papel ou são levados ao esquecimento.
Deixo aqui o meu pesar com o sincero desejo de que seja feita alguma coisa para reverter esse golpe na história da democracia brasileira. Não podemos nos calar e aceitar mais tanto absurdo...que País é esse ??? (parafraseando aquele que já se foi e que muito deixou para refletirmos).
Marcadores: Manifestos
posted by Mundo da Onny at
19:43
domingo, 14 de junho de 2009
9 - Sobre o Dia dos Namorados...
Foto: Internet
Mesmo que atrazada, não posso deixar de comentar sobre esse dia...rs...bem que a Scarlet falou que esse blog tá ficando com cara de blog de "datas comemorativas"...rs...mas não importa, o legal é ser um espaço em que posso expressar livremente meus pensamentos e sentimentos.
A foto acima, que acredito ser do conhecimento da maioria das pessoas, é do desenho animado de Walt Disney: "A Dama e o Vagabundo". Amo esse desenho e acho essa estória uma das que mais representa a singularidade do AMOR.
A tradição do dia dos namorados
No Brasil comemoramos o dia dos namorados no dia 12 de junho.
Mas em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim (São Valentino, para alguns, ou o Valentine's day dos americanos), um santo devotado à idéia do amor.
Na verdade, há dois santos "Valentino". Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família , e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha.
Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.O outro São Valentino também viveu sob o império romano. Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as criancinhas. Um dia, Valentino foi jogado na prisão pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor para ele e as lançavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartões do "dia dos namorados". Mas não existe nenhum registro histórico disso.
Os cartões que conhecemos hoje foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com pássaros e flores. Hoje, alguns dos cartões mais populares são os de humor.
No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: "Não é só de beijos que se prova o amor".
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons....uma infinidade de opções para se dizer "Eu Te Amo!".Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".
No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos últimos anos o giri choco (chocolate de cortesia ou “obrigação”) também se encontra presente na cesta de compra de grande parcela da população feminina. Mas, muita gente ainda reluta em adotar a data, alegando que se trata de uma jogada comercial, no que não deixam de ter razão, uma vez que o Valentine’s Day representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fábricas de chocolate do arquipélago. Mas, o que vale mesmo é a intenção e não há como negar que a vida fica um pouquinho mais doce com estas declarações de amor e com estes chocolates.
Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores.
Mas, cá entre nós, todo dia é dia para se dizer "Eu Te Amo!"
Marcadores: Datas comemorativas
posted by Mundo da Onny at
18:24
sexta-feira, 5 de junho de 2009
8 - Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia
Foto: Internet
Recordando a minha infância, percebo o caminho que tracei até chegar às vias de me tornar uma profissional da Saúde. Desde a época do "Grupo" (hoje é o Ensino Fundamental), quando estudávamos "Ciências", fui dominada por uma imensa curiosidade sobre os seres vivos. Uma vez cheguei a fazer minha mãe comprar um livro didático da matéria, que eu não usaria no colégio, só porque havia lindas gravuras e bons textos sobre ecologia, etc. Sempre fui fascinada com as espécies de vida, curiosa com as diversidades.
Passei a infância amando os animais, levando alguns abandonados pra casa, pescando peixes e tentando fazê-los sobreviver, vigiando gatinhos e pintinhos nascerem. Tive coelho, gato, peixe, canário e cachorro. O canário viveu dez anos, era lindo, todo amarelinho e com um topete vermelho. O cachorrinho era um SRD que amei muito também. Uma mistura de Pequenês com sei lá o que, mas era fofinho, chamava "Benji", por causa daquele filme com o mesmo nome. Eu já estudava em BH, mas quando eu chegava na casa da minha mãe, no interior, ele fazia aquela festa, nunca esquecia quem eu era. Um dia ele sumiu, acho que foi roubado. Fiquei muito triste. Hoje temos um peixinho Beta vermelho, o "Paco", que está com a gente desde 28/02/08 e a "Florzinha", nossa Poodle Toy, a qual homenageei com um post no recente aniversário de um aninho.
Eu era do tipo que preferia brincar com bichos reais ou brinquedos do que com bonecas, rs.
Esse post é para chamar a atenção para a data, que considero de extrema importância e que faz parte da minha história.
Necessitamos estar em harmonia com a natureza e com os seres vivos para que a vida seja preservada na sua totalidade e que, através do equilíbrio todos tenham direito aos seus espaços. Convivemos hoje com manifestações de chuvas, terremotos e outros que parecem traduzir o clamor para que a vida seja preservada e que o homem possa repensar suas ações. Que cada um faça a sua parte e que a colheita seja um benefício para todos os seres vivos!!!
Marcadores: Datas comemorativas
posted by Mundo da Onny at
20:50
segunda-feira, 1 de junho de 2009
7 - Semana Mundial do Meio Ambiente!!!
Foto: Onny De 01 a 07 de Junho comemora-se a Semana Mundial do Meio Ambiente. O dia mesmo é comemorado no dia 05. Em homenagem, uma das minhas fotos. É a orquídea que ganhei do níver de 2007, da Fofuxa. E um poema, extraído da net:
"Cuide bem da natureza.
Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza". (Gleidson Melo)
Marcadores: Datas comemorativas
posted by Mundo da Onny at
17:34